O que é C-level?

AnyConv.com__design_celevel
Técnicas de Comunicação

O que é C-level?

A sigla C-level é usada para designar as lideranças do alto escalão de uma empresa. Conheça os detalhes de cada cargo.

O termo C-level foi criado para nomear o conjunto de executivos seniores que compõem o quadro de uma empresa. A letra C é relacionada à palavra chefe, definindo os diferentes níveis de alta liderança da companhia.

Acima dos coordenadores e gerentes, os executivos C-level têm participação direta nas decisões e estratégias da empresa. Esses profissionais se distanciam das operações e precisam ter visão apurada de negócios, além de capacidade de lidar com decisões de alto risco.

Os C-level também precisam ser bons comunicadores, a fim de engajar equipes e vender ideias. As apresentações, discursos e eventos fazem parte da agenda desses profissionais. Por isso, é importante investir no desenvolvimento de performance em comunicação.

A função do executivo C-level é garantir a contribuição estratégica da área sob sua liderança. O empreendedor conta com esses profissionais para manter a saúde do negócio, considerando-os como braços direitos na direção da empresa.

Cada instituição pode definir o quadro de C-level de acordo com suas necessidades, mas existem algumas designações que já são conhecidas e muito utilizadas.

CEO

Do inglês, a sigla significa chief executive officer e diz respeito ao cargo mais alto da hierarquia operacional de uma empresa. Esse profissional é responsável por executar todas as diretrizes administrativas da instituição.

COO

Em tradução livre, a sigla significa chief operating officer, voltada para o profissional que cuida diretamente da rotina do negócio, coordenando as operações.

CFO

O chief financial officer é o profissional que controla as atividades financeiras da empresa. O CFO administra todos os riscos financeiros de um negócio.

CIO

A sigla está relacionada ao chefe do setor de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa. Em tradução, CIO significa chief information officer.

CMO

O chief marketing officer é o profissional que comanda todas as estratégias e dinâmicas da equipe de marketing de uma empresa.

Comunicação para profissionais C-level

Enquanto representantes do alto escalão de comando de uma empresa, os profissionais C-level precisam estar alinhados com a cultura organizacional. As pessoas que ocupam esses cargos são responsáveis por engajar times e influenciar cada colaborador rumo aos interesses coletivos do negócio.

Nesse sentido, a comunicação é uma ferramenta eficaz de conexão interpessoal, que pode ser utilizada desde o envio de um email até o gerenciamento de conflitos. Algumas das habilidades de comunicação que um C-level precisa dominar são:

Oratória

A oratória diz respeito à habilidade de falar bem em público, de forma impactante e encantadora. Um bom orador sabe como roteirizar uma apresentação, explorar a voz e o corpo a seu favor, além de ser empático com seu público.

Contar histórias

O storytelling é uma técnica de comunicação que ajuda a criar e contar histórias em qualquer tipo de conteúdo. Com o formato de história, mesmo os números e as informações mais técnicas podem se tornar interessantes e emocionantes.

Design e comunicação visual

Além do aprimoramento da linguagem verbal e corporal, também é importante que um C-level tenha noções apuradas de design. A comunicação visual faz parte de toda a comunicação digital, oferecendo apoio e facilitando o envolvimento com diferentes conteúdos.

Se você busca por performance em comunicação, conheça a Escola SOAP e os cinco cursos em plataforma online que disponibilizamos. Os treinamentos são criados de forma simples e descomplicada, mesclando aulas com exercícios práticos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?