3 pilares essenciais da comunicação digital

AnyConv.com__comunique_3pilares
Técnicas de Comunicação

3 pilares essenciais da comunicação digital

Saber contar histórias, criar um conteúdo visual atrativo e se destacar como orador são as habilidades necessárias para impactar na comunicação digital.

O ambiente digital define muito das nossas interações enquanto marcas e indivíduos. A produção de conteúdos nesse formato é voltada tanto para as demandas organizacionais de uma empresa quanto para as dinâmicas de interação com o público consumidor.

A comunicação digital envolve apresentações, postagens nas redes sociais, criação de conteúdo para sites, palestras e muitos outros formatos de interação. O fato é que, no digital, não basta ter uma mensagem legal ou um discurso visualmente atrativo.

A comunicação impactante e emocionante, no ambiente digital, exige a combinação de 3 pilares: narrativa poderosa, conteúdo visual com efeito “UAU” e habilidades de oratória para contar sua história com assertividade. Se falta um dos pilares, a conexão com a audiência não vai ser plena, o que vai impactar na qualidade da mensagem e no engajamento do público.

Pensando nisso, a Escola SOAP criou sua própria Jornada de cursos, reunindo os principais materiais para quem deseja alcançar a alta performance na comunicação digital. A Jornada! SOAP combina três cursos: Storytelling!, Uau! Design e Super! Oratória.

De uma só vez, a Jornada dá acesso aos principais conhecimentos e estratégias desenvolvidos pela SOAP ao longo dos anos. A ideia de realizar os 3 cursos é garantir que suas ideias e projetos sejam apresentados de forma inovadora, com capacidade de cativar o público e viabilizar o entendimento completo da mensagem passada. Conheça a trajetória completa da Jornada! Soap:

Storytelling na comunicação digital

Qualquer pessoa gosta de uma história bem contada. O tempo todo, buscamos história nos filmes, livros, séries, novelas e até nas interações interpessoais mais corriqueiras do dia a dia. Storytelling é uma técnica de aprimoramento para quem deseja contar boas histórias.

O storytelling foi criado a partir de conceitos basilares utilizados pela indústria da cultura para emocionar e prender a atenção do público ao contar histórias. A técnica resgata conceitos antigos de narrativa, inicialmente criados por Aristóteles e transformados na famosa Jornada do Heroi.

A ideia é adequar qualquer conteúdo para um formato que seja emocionante, atrativo e convincente. Por isso, o storytelling envolve a criação de um roteiro, com começo, meio e fim, personagens, ambientação e conflitos.

Na Jornada! SOAP, você tem acesso ao curso completo de storytelling, com 4 módulos online. O conteúdo é voltado para quem quer:

aprender a estruturar histórias;
criar apresentações empáticas;
escrever e avaliar roteiros para qualquer conteúdo;
identificar e explorar o potencial emocional das histórias;
aprender a ler a plateia e adaptar conteúdos para cada público;
orientar os pensamentos, sensações e ações da plateia ao finalizar uma apresentação.

Comunicação digital para os olhos

Depois de estruturar a sua ideia e conteúdo para um formato emocionante e convincente, é hora de desenvolver toda a parte de apoio visual. Para proporcionar uma experiência completa ao seu público, é importante explorar todos os sentidos humanos. Tudo o que é visto tem impacto direto nas sensações das pessoas.

Para garantir a harmonia e impacto visual, existe o design. Essa área de conhecimento permite que criemos uma identidade visual para o nosso discurso, estabelecendo uma unidade agradável de ser vista. Além disso, o design ensina a explorar as cores certas de acordo com o seu objetivo. Se a ideia é deixar seu público relaxado e tranquilo, aposte nas cores frias. Já para despertar a sensação de proximidade e calor, prefira as cores quentes. E por aí vai.

Com o design, também é possível explorar todas as formas, imagens e sons que vão fazer parte de uma apresentação ou conteúdo. Também vale destacar o uso da melhor fonte e a distribuição de todos os elementos (verbais e não-verbais) respeitando as regras de diagramação.

Na Jornada! SOAP, você tem acesso ao curso Uau! Design, que foi desenvolvido para dar autonomia criativa mesmo a quem não é um designer. O curso tem cinco módulos online, que abordam as principais regras e conceitos dos conteúdos visuais.

Para falar bem em público

Check na história, check nos slides, agora é hora de pensar nas suas habilidades como apresentador. Mesmo os conteúdos relevantes podem passar despercebidos se o apresentador não é bom.

A oratória é a principal área de conhecimento que estuda e estabelece técnicas para quem quer falar bem em público. Ser um orador de destaque significa utilizar a voz, o corpo, as expressões faciais e a linguagem falada de forma conjunta, como em uma coreografia.

O apresentador precisa ser capaz de conduzir a plateia pelos caminhos planejados, com segurança, assertividade e emoção. Para isso, é importante entender os momentos de pausa e ênfase.

Para encerrar a Jornada! SOAP, o curso Super! Oratória oferece 9 módulos online para quem deseja melhorar a performance em público.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?