Como criar uma apresentação de resultados no PPT?

canva_resultados
Design de Slides e Apresentações

Como criar uma apresentação de resultados no PPT?

Torne os números e estatísticas em informações compreensíveis e atrativas para qualquer público com uma apresentação de resultados criativa.

A apresentação de resultados é um dos maiores desafios quando se trata de criatividade e envolvimento do público. Slides cheios de números, dados, gráficos e tabelas se tornam facilmente cansativos. Exatamente por isso, é necessário pensar em formatos visuais e de conteúdo capazes de prender a atenção e envolver o público.

Mesmo que você não seja um profissional do Design Gráfico, existem aplicativos e plataformas que possibilitam criar apresentações incríveis. Seja pelo Power Point, Canva, Keynote, Prezi ou Photoshop, o que diferencia a boa apresentação da ruim é o domínio dos conceitos básicos do Design Gráfico. A mesma regra vale para as apresentações de resultados.

Comece pelo roteiro da apresentação de resultados

Pensando no tratamento do conteúdo da apresentação, crie uma ordem de importância para os resultados que você tem em mãos. A técnica de Storytelling de Dados pode ser uma opção interessante para criar uma narrativa baseada nos números. Estabeleça uma argumentação coerente, com começo, meio e fim. A ideia é contar uma história interessante e atrativa com base nos resultados numéricos.

Identidade visual e cores na apresentação de resultados

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que ajudam o público a reconhecer sua marca. Para criar um padrão, é importante aplicar a identidade visual a todos os conteúdos (digitais e impressos) relacionados à marca. Não é diferente com as apresentações.

Comece estabelecendo a combinação de cores da sua identidade visual. A escolha de cores é baseada na psicologia das cores, um estudo que identifica as sensações que cada cor causa nas pessoas. Existem as cores quentes, cujas matizes são o vermelho, amarelo e laranja. Há, também, as cores frias, com variações de azul, verde e roxo, e as neutras (cinza, preto e branco). O conjunto quente é indicado para sensações de alerta, perigo, sensualidade, proximidade e fome. Já as temperaturas frias ocasionam sensações de calma e relaxamento.

Tabelas, gráficos, texto e formas

Se a apresentação é de resultados, é imprescindível incluir gráficos e tabelas. Estes elementos expõem as informações de forma organizada e fácil de visualizar. Para otimizar os gráficos e tabelas, explore as cores e recursos de transparência para as barras e linhas. Outra opção é utilizar formas para destacar e organizar esses elementos, dica que também serve para as caixas de texto.

As formas curvas, chamadas de orgânicas, remetem aos contornos da natureza e proporcionam sensações de cuidado e empatia. Já os ângulos retos, conhecidos como cartesianos, remetem ao sucesso, tecnologia, seriedade e racionalidade.

Dedique um tempo extra à diagramação

A diagramação diz respeito à distribuição dos elementos gráficos nos slides. O alinhamento, o uso de colunas, a aproximação de informações, o posicionamento das tabelas e gráficos, tudo isso se define por meio da diagramação.

As plataformas de edição de slides têm as linhas-guia, que servem de referência para alinhar todos os elementos de forma harmônica. Por meio da diagramação também é possível criar colunas de textos, com pequenas quantidades de informação. Não esqueça de deixar espaços em branco em todos os slides, para facilitar a assimilação dos padrões lidos pelo cérebro.

Existem muitos outros conceitos e técnicas que você pode aprender para aprimorar as habilidades de design gráfico. A Escola SOAP oferece o curso UAU! Design, voltado para não-designers que querem criar apresentações criativas e profissionais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?