Como criar slides profissionais sem Photoshop

canva_sem_photoshop (1)
Design de Slides e Apresentações

Como criar slides profissionais sem Photoshop

Conheça as técnicas e outras plataformas para incluir slides profissionais em apresentações de alto impacto.

Os slides profissionais são aqueles com unidade visual perfeita. A combinação ideal entre cores, formas, espaço, texto, animação, tabelas, gráficos (e demais elementos) é o que confere um aspecto profissional à apresentação.

O Photoshop é um dos softwares mais utilizados quando se trata de edição de imagens, mas também é uma ferramenta avançada para a criação de slideshow e apresentações em PDF.

Apesar de sua fama, o Photoshop requer uma série de conhecimentos prévios e aprofundados das funcionalidades do programa e em design gráfico. Além disso, o Photoshop não é gratuito, outro fator que limita o acesso para iniciantes e leigos.

Outros programas para criar slides profissionais

Existem diversos programas diferentes voltados para a criação de apresentações digitais. A escolha pode ser feita com base no seu nível de domínio em design, ou de acordo com o objetivo da sua apresentação.

As opções mais conhecidas são o Power Point, Prezi, Keynote, Google Slides e Canva. Independentemente do nível de facilidade de uso de cada uma dessas plataformas, existem alguns conceitos básicos de design para se levar em conta.

Defina a sua identidade visual

Qualquer conteúdo digital e impresso precisa seguir uma identidade visual em si mesmo e em relação à marca que representa. A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que tornam uma marca reconhecível pelo público. Esse conjunto envolve cores, formas, fontes de texto, templates, logomarca e diagramação que melhor expressem a mensagem da marca.

Slides profissionais têm cores equilibradas

As cores podem ser grandes aliadas ou grandes empecilhos para o visual dos slides. Existe uma área de estudo chamada psicologia das cores, que explora as emoções e sensações que cada cor provoca nas pessoas.

Defina o tipo de sensação que você quer provocar com a sua apresentação. As cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) evocam perigo, sensualidade, atenção, fome e proximidade. Já as cores frias (azul, verde e roxo) proporcionam sensações de refrescância, calma e relaxamento. Por fim, também há as cores neutras (preto, branco e cinza), que não transmitem nenhuma sensação conflitante ou forte.

Formas da natureza X Formas técnicas

As formas são utilizadas em slides para destacar e organizar informações. Esses elementos se dividem em duas categorias: formas orgânicas e formas cartesianas. A primeira opção diz respeito às formas curvas, que imitam o movimento da natureza. A forma orgânica é usada para transmitir empatia, cuidado e emoção. Já a forma cartesiana é baseada em ângulos retos e técnicos, que passam a ideia de seriedade, racionalidade, sucesso e tecnologia.

Diferenças entre as fontes de texto

As fontes textuais têm diferentes formatos e funções. As fontes serifadas são mais clássicas e indicadas para a leitura de textos corridos. As fontes sem serifa passam uma sensação de simplicidade e modernidade. Outra opção, são as fontes visíveis, que têm grande apelo visual.

Slides profissionais e diagramação

Por fim, a diagramação é o que vai organizar todos os elementos gráficos de forma harmônica. A distribuição correta de informações, imagens e formas no slide facilita o entendimento do público.

É importante incluir apenas as informações primordiais nos slides, com espaços para respiro e textos divididos em colunas. Utilize as linhas-guias, disponíveis em todas plataformas de design gráfico, para alinhar os elementos em um mesmo ponto inicial.

Escolha a sua plataforma de design gráfico favorita e coloque em prática todas as técnicas abordadas neste post. Como referência para produzir esse conteúdo, contamos com a equipe da Escola SOAP. Conheça o curso UAU! Design se você quiser montar apresentações criativas e impactantes.

Comentários (2)

  1. Karine

    Cursos gratuitos tem?.

    1. Ana Martini

      Olá Karine. Infelizmente não. Mas temos muito conteúdo e lives no nosso Youtube: https://www.youtube.com/user/noestadodaarte.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?